Alimentos para diabéticos – O que eles podem comer? O que devem evitar?

A diabetes é uma doença em crescimento no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), atualmente existem no país mais de 13 milhões de pessoas que sofrem desse mal, o que representa 6,9% da população brasileira.

Trata-se de uma doença crônica em que o corpo perde a capacidade de produzir insulina ou então não consegue empregar de forma adequada no organismo toda a insulina que fabrica. A insulina é um hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue. Com a insulina é possível usar a glicose obtida nos alimentos como fonte de energia.

Ocorre que quando a pessoa tem diabetes, o organismo não produz insulina e não usa a glicose da maneira correta. Isso faz com que o nível de glicose no sangue se eleve, gerando a hiperglicemia. Caso isso permaneça de forma prolongada, a chance de haver danos em órgãos, nervos e vasos sanguíneos é enorme, podendo fazer com que a pessoa tenha outras doenças ainda mais graves que podem levar à morte. A função renal pode ficar comprometida e o sujeito fica mais suscetível a doenças cardíacas.

Possíveis Causas

alimentos para diabetes

Entre as causas para o surgimento da diabetes estão o aumento de peso, a vida sedentária e também aspectos genéticos. No entanto, trata-se de uma doença multifatorial, ou seja, há vários fatores que levam à diabetes. A melhor forma de tratar a diabetes é por meio da aplicação de insulina diariamente, o que vai manter as taxas de glicose em níveis adequados.

Quem possui diabetes precisa ficar atento em relação a alguns alimentos que, se ingeridos, podem agravar o quadro de saúde. Isso porque, alguns deles (casos de frituras, refrigerantes, embutidos, pães, massas, bolachas doces, bolo, açúcar etc.) aumentam as taxas de insulina e açúcar no sangue, o que vai provocar consequências desagradáveis para o indivíduo. Por isso, seguir um cardápio específico é essencial para que a doença permaneça controlada, já que ela não tem cura.

Alimentos que podem ser ingeridos por diabéticos

Ao contrário do que se pensa, há uma infinidade de alimentos que podem ser consumidos por pessoas diabéticas, sem causar nenhum problema para a saúde. Veja abaixo o que está liberado para os pacientes diabéticos:

Legumes e verduras

alimentação para diabéticos

Ricos em nutrientes, os legumes e verduras podem ser consumidos sem restrição. E quanto mais variedade, melhor. Um prato bem colorido, com vegetais distintos, garante mais fibras, minerais e vitaminas essenciais para o organismo.

Batata doce

Com baixo índice glicêmico, a batata doce é muito importante para controlar a diabetes. Isso porque os carboidratos contidos nela são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo, ao contrário de outros carboidratos, como pães e massas.

Leguminosas

Feijão, grão de bico e lentilha também devem estar presentes na dieta de um paciente diabético. Tais leguminosas contribuem para impedir a oscilação dos níveis de glicose no sangue. Elas são fonte de vitaminas proteínas, fibras solúveis e antioxidantes. O feijão preto tem um elemento favorável a mais pois ajuda a diminuir o colesterol e o triglicérides.

Maçã

A doce fruta também é importante para controlar a diabetes. A pectina presente na casca é uma importante fibra que atua no controle da glicemia e combate o colesterol ruim.

Canela

Trata-se de um elemento que aumenta a sensibilidade à insulina ingerida para controlar a diabetes. Esta especiaria também ajuda a combater o colesterol ruim (LDL) e sua ação termogênica é importante para quem precisa emagrecer.

Grãos integrais

grão integrais para diabetes

Alimentos como linhaça, chia e quinoa são ótimos aliados da nossa saúde. E no caso dos diabéticos, esses grãos ajudam a controlar a taxa de glicemia. Além disso, suas fibras dão maior sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos e, consequentemente, a manter o peso.

Aveia

Rica na fibra solúvel chamada beta-glucana, a aveia ajuda a evitar os picos de açúcar no sangue, além e aumentar a sensibilidade à insulina.

Gorduras saudáveis

Apesar de muitas causarem mal ao organismo, as gorduras são relevantes para os seres humanos. No entanto, é fundamental escolher as gorduras saudáveis que vão trazer mais benefícios, tais como a ômega 3 e outros ácidos graxos. Procure consumir abacate castanhas, amêndoas, nozes, azeite de oliva e óleo de coco, mas com moderação, pois todos são alimentos altamente calóricos.


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