Alimentos que aliviam os sintomas da menopausa: veja aqui.

Um dos maiores receios do público feminino é atravessar o período da menopausa. Sabe-se que é um processo natural do organismo feminino, entretanto, ninguém está pronto para os possíveis efeitos indesejados que podem acontecer. A menopausa, normalmente, ocorre entre os 45 e 50 anos de idade, faixa etária essa em que os ovários iniciam o processo de envelhecimento e há a interrupção da produção de hormônios sexuais.

Isso provoca diversas transformações no organismo das mulheres e aumentam a possibilidade de aparecimento das doenças. Alguns dos efeitos colaterais da menopausa são a sudorese noturna, insônia, fadiga, alterações de humor, aumento de peso e incontinência urinária.

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Nessa perspectiva, há alguns tratamentos naturais que amenizam esses sintomas e ajudam as mulheres a passar por essa fase da maneira mais tranquila possível. É recomendável que um estilo de vida mais saudável seja adora antes de chegar nesse período, como alimentação balanceada e práticas de atividades físicas. Procure caminhar ao invés de usar o elevador e evite passar muitas horas sentada. Nesse momento, é essencial preservar a massa muscular e manter o peso adequado.

Sendo assim, a dieta deve contemplar menos doces e frituras e mais frutas. Isso se dá porque todo o alimento que faz o processo de digestão ser mais lento é bom para a saúde feminina. Além disso, ainda que de forma balanceada, a dieta tem que ter mais carboidratos e proteínas. As vitaminas D e B12 trazem benefícios notáveis à saúda feminina, visto que os dois em níveis normais fazem a manutenção da saúde do sistema neurológico e tem relação direta com a massa óssea.

Principais alimentos que ajudam a controlar os sintomas

Óleo essencial de Sálvia

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O tratamento com esse óleo é um dos mais eficazes para dirimir os efeitos da menopausa. A sálvia tem o poder de equilibrar os níveis dos hormônios sexuais femininos, os quais ficam desequilibrados durante a menopausa.

A maneira infalível de utilizar a sálvia é através da inalação, que pode ser feita através de aromatizadores pessoais ou de ambiente. Outra forma de uso é misturar o óleo no hidratante corporal, óleo de banho ou de massagem e massagear a região abdominal.

Peixes

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O consumo de peixes, como a sardinha e o salmão, por exemplo, é fundamental nesse período. Por serem ricos em ômega 3, previne doenças cardíacas e ajuda nas funções cerebrais. Ainda nesse seguimento, a carne branca é a principal fonte de vitamina D, a qual colabora para a formação óssea e absorção do cálcio. Lembramos que tomar sol diariamente também é importante para adquirir essa vitamina.

Ginseng

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Essa planta nativa da América do Norte e possui propriedades medicinais. Sua ação estimulante ajuda a diminuir o estresse e o cansaço. Além disso, as propriedades revitalizantes ajudam a diminuir a fadiga e a secura vaginal, por exemplo.

O ginseng pode ser encontrado em drogarias, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais em diferentes formas, como chá ou cápsulas, e nos mais diferentes tamanhos. Tendo em vista que as doses podem variar de acordo com o laboratório, é fundamental que a consumidora se atente às instruções descritas no rótulo para que o tratamento seja mais eficaz.

Soja

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Estudos realizados em diversas universidades americanas comprovaram que o consumo diário de soja ajuda a dirimir os efeitos da menopausa, sobretudo as ondas de calor. A explicação para isso consiste na presença da isoflavona, que aumenta o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres. Esse composto da soja atua substituindo o hormônio estrógeno, que tem a sua produção prejudicada pela chegada da menopausa.

É sabido que o Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo. Sendo assim, além de produtos à base de soja poderem ser encontrados facilmente em supermercados, há várias alternativas de consumo.

Leite e derivados

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O leite é rico em cálcio e proteínas e como na menopausa o organismo tem a absorção de cálcio prejudicada pela queda de estrogênio, o consumo do leite e de seus derivados pode evitar o enfraquecimento dos ossos. Há outros alimentos que são fontes de cálcio que também podem ser consumidos, como as hortaliças verde-escuras, como brócolis, rúcula, espinafre e couve.

Chocolate amargo

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Esse alimento possui uma substância chamada triptofano que estimula a produção da serotonina, o famoso hormônio do bem-estar. Nesse sentido, ele ajuda a evitar problemas como depressão e ansiedade nesse período, além de contar com pelo menos 70% de cacau em sua composição.

Lembramos que não há nada melhor para liberar serotonina do que a prática regular de atividades físicas. Exercícios não causam apenas bem-estar, mas também fortalecem a massa óssea, controlam os níveis de colesterol e rejuvenesce.


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