O que é a artrite: sintomas, causas e tratamento da doença

Atrite é um processo inflamatório das articulações, causando dores e inchaço. É uma doença crônica e afeta pessoas de qualquer idade. Mas, principalmente, mulheres, obesos, e indivíduos acima dos 40 anos.

Estima-se que cerca de 350 milhões de pessoas sofram com a doença no mundo. Se não for acompanhada corretamente, esse problema pode prejudicar bastante a qualidade de vida.

Sintomas da artrite

O que é a artrite: sintomas, causas e tratamento da doença

Apesar de existirem diversos tipos da doença (artrite reumatoide, artrite séptica, artrite psorática, artrite gotosa (gota) e artrite degenerativa), os sintomas principais são comuns:

  • Dores nas articulações: elas não precisam ser constantes e a intensidade pode variar;
  • Rigidez dos movimentos: os movimentos e a flexibilidade ficam prejudicados pelas dores e inflamação, e pioram com longos período em uma mesma posição;
  • Inchaço: a inflamação provoca a retenção de líquido e o inchaço;
  • Inflamação: a inflamação implica em vermelhidão e calor nas articulações;
  • Deformidade: se não for tratada corretamente e de forma rápida, esse problema pode acabar provocando a deformidade nas articulações;
  • Nódulos: inflamação pode causar o surgimento de nódulos.

Em alguns casos, como na artrite reumatoide, pode haver os sintomas de falta de apetite, emagrecimento, cansaço e falta de energia. Nos casos de artrite juvenil, a doença pode ser caracterizada por febre persistente por mais de duas semanas.

Principais causas

A causa específica para surgimento do problema ainda não foi descoberta. Porém acredita-se que o desenvolvimento da artrite se dê pela soma de fatores genéticos, outras doenças e estilo de vida. São eles:

  • Lesões: alguns traumas podem contribuir para inflamação e o desgaste das cartilagens;
  • Excesso de peso: pode desencadear ou agravar as inflamações em razão da tensão sobre as juntas;
  • Desgaste da articulação: as cartilagens vão sofrendo um desgaste natural pela baixa produção de colágeno, levando à inflamação das articulações;
  • Infecções: algumas inflamações das articulações são causadas por infecções como a salmonella, clamídia e a hepatite C. Além da Chicungunha transmitida pelo Aedes Aegypti, que pode levar ao surgimento do problema.
  • Alterações no sistema imunológico: o sistema imunológico pode ser prejudicado e ocorrer o surgimento de uma doença autoimune em que o corpo combate os tecidos saudáveis do próprio organismo. Isso leva às inflamações.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença crônica autoimune provocada por alterações no sistema imunológico que atacam células saudáveis do organismo. Especificamente a membrana sinovial que preenche os espaços entre as articulações e, ao ser atacada, ocorre a inflamação.

Essas inflamações recorrentes provocam o desgaste da cartilagem e da articulação. Isso resulta em dores, rigidez e deformidades, além da formação de nódulos na região atingida. Geralmente as articulações das mãos são as primeiras a sofrerem. E por ser sistêmica, outros tecidos e órgãos como a região em volta do coração e pulmões podem ser atacados se não for tratada corretamente.

É o principal tipo da doença e atinge cerca de 1% da população mundial. O percentual sobe para 4,5% ao considerar pessoas a partir de 55 anos.

Artrite juvenil

O que é a artrite: sintomas, causas e tratamento da doença

Também conhecida como artrite idiopática juvenil tem as mesmas características do tipo reumatoide provocado pela doença autoimune. Porém, como o nome indica, ela atinge jovens, em sua maioria, com as idades entre 1 a 5 anos e 10 e 14 anos. Além dos sintomas comuns, esse tipo de patologia provoca febres que persistem por mais de duas semanas e são superiores à 39°C.

Por estarem em fase de crescimento, as deformações provocadas pela patologia podem ocorrer com mais facilidade, prejudicando o desenvolvimento da criança e podendo provocar incapacidade permanente. Por isso, o diagnóstico e o tratamento devem ser feitos rapidamente para evitar prejuízos que serão sentidos pelo resto da vida da criança.

Tratamentos

O tratamento da artrite é apenas paliativo com o objetivo de diminuir a dor e evitar o agravamento do problema. E, se feito corretamente, pode levar a períodos de remissão com poucos ou nenhum episódio de inflamação.

A medicação deve ser receitada por um médico reumatologista e consiste em analgésicos, anti-inflamatórios, anti-reumáticos e imunossupressores. A fisioterapia faz parte do tratamento e tem o objetivo de devolver os movimentos e a flexibilidade. Exercícios físicos leves e de baixo impacto, em alguns casos, podem ser recomendados como natação, hidroginástica e pilates.

As dietas entram como tratamento complementar para evitar a sobrepeso e incentivar a ingestão de alimentos com ação anti-inflamatória, antioxidante ou que promovam a produção de colágeno. Em casos graves, a cirurgia para reconstrução da articulação pode ser recomendada.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply