Babosa – Para que Serve a Aloe Vera? Como Consumir e Usar nos Cabelos?

A babosa é uma planta conhecida por suas características medicinais, principalmente para saúde dos cabelos. Também chamada de Aloe Vera, ela possui folhas suculentas em formato pontiagudo, recheadas com um conteúdo abundante em consistência de gel. Ele é composto de água, glicoproteínas e polissacarídeos. Essas substâncias em conjunto são capazes de hidratar o cabelo e regenerar o tecido capilar, além de ter ação anti-inflamatória.

Os cristais de gel da babosa evitam a queda de cabelo por possuírem 20 mineirais essenciais. Eles atuam fortalecendo o cabelo, enquanto as vitaminas A, C e B auxiliam o crescimento. São esses os motivos pelos quais a planta se tornou tão famosa nos cuidados dos cabelos e está presente em diversos produtos de beleza.

Como a babosa evita a queda de cabelo

benefícios da babosa

A babosa ou Aloe Vera tem propriedade que auxiliam a prevenir a queda de cabelo. Os nutrientes do gel atuam combatendo as bactérias presentes no couro cabeludo. Além de ser capaz de impedir o acúmulo de gordura que provocam a obstrução dos folículos pilosos. Essas características são importantes para o tratamento eficaz da caspa e da seborreia, problemas que podem causar à queda de cabelo.

Além desse processo de desobstrução dos folículos pilosos, o gel da babosa é composto por substâncias que promovem a regeneração do tecido do couro cabelo, nutrindo e recuperando os cabelos. Todo esse processo diminui a queda dos fios e os deixam mais fortes e saudáveis.

Algumas receitas à base de Aloe vera específicas para o tratamento da queda capilar são:

Máscara de Babosa e Leite de coco

Misture no liquidificador 5 colheres de gel de babosa com 1/2 xícara de leite de coco. Bata até obter um creme homogêneo. Aplique no couro cabeludo e nos fios de cabelo e deixe agir por 30 a 40 minutos. Lave o cabelo e repita o processo por 2 ou 3 vezes na semana para diminuir a queda de cabelo.

O poder da babosa na prevenção à queda de cabelo pode ser aumentado quando ele é consumido em forma de vitamina. Assim, suas propriedades poderão atuar de dentro para fora, proporcionando um efeito ainda melhor.

Vitamina de babosa

Bata duas folhas de babosa, um limão e uma folha de couve no liquidificador. Adicione açúcar se preferir. É recomendável a ingestão do suco uma vez por dia. Obviamente, o gosto não será um dos melhores, mas é bem eficiente. Se preferir, o suco pode ser substituído por suplementos alimentares em cápsulas à base da planta.

Hidratar o cabelo com Babosa

babosa queda cabelo

Além de ser benéfica para prevenir a queda de cabelo, a Aloe Vera é eficiente para promover a hidratação dos fios. Vários fatores como a exposição aos raios solares, poluição e água quente podem deixar o cabelo ressecado. A hidratação semanal dos fios, utilizando produtos naturais como a babosa, podem contribuir para cabelos mais bonitos independente do seu tipo.

O gel da Aloe Vera composto de proteínas, minerais e vitaminas capazes de regenerar os tecidos capilares. O brilho e a hidratação dos cabelos são devolvidos ao mesmo tempo em que cela as cutículas dos fios, mantendo a hidratação por um tempo maior. Além de combater os radicais livres presentes no couro cabelo, por sua ação antioxidante, e beneficiar o crescimento dos fios.

Duas receitas à base de babosa capazes de promoverem a hidratação dos fios são:

Máscara para hidratação do cabelo

Misture 1 colher de gel de babosa, retirada do interior das folhas da planta, com 100 ml de máscara para cabelo de sua preferência até ficar homogêneo. Após lavar o cabelo com shampoo, aplique o creme obtido ao longo dos fios, não aplique no couro cabeludo. Massageei bem e coloque uma touca plástica ou térmica e deixe agir por 30 minutos. Enxague e deixe secar.

Máscara para hidratação com babosa e jojoba

como usar babosa nos cabelos

Em um liquidificador, misture 1 colher de sopa de gel de Aloe Vera, 1 colher de sopa de óleo de jojoba, máscara capilar à sua escolha. Bata até se transformar em um creme homogêneo e misture 5 gotas de óleo essencial de ylang ylang. Com os cabelos limpos e úmidos, aplique a máscara massageando as mechas e evitando passar o produto no couro cabeludo. Deixe o creme atuar por meia hora e retire com ajuda de água morna. Finalize com um condicionador de sua preferência.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply