O que é colágeno? Para que serve? Veja como usar ele em pó.

Você sabia que o colágeno é uma proteína muito importante para o nosso corpo e responsável por deixar nossa pele linda e jovial? Produzida pelo próprio organismo humano, o colágeno é essencial no trabalho de dar sustentação e firmeza às células, mantendo-as unidas, assim como a pele, tecidos, músculos, ligamentos e tendões.

O problema é que, com o avançar dos anos, as nossas fibras passam a produzir menos essa proteína. Presente em cerca de 30% de toda a estrutura humana, o colágeno começa a sofrer uma perda de pelo menos 1% ao ano a partir dos 25 anos de idade.

Por volta dos 50 anos, o organismo produz apenas um terço do colágeno necessário para dar sustentação aos órgãos, fazendo com que não haja uma reposição adequada em relação aquilo que é perdido. E mesmo estando presente em alimentos como carnes e gelatina, a quantidade acaba sendo insuficiente.

Problemas e benefícios do colágeno no organismo

O que é colágeno? Para que serve? Veja como usar ele em pó.

A redução de colágeno no corpo humano é uma das principais causas dos sinais de envelhecimento, afirmam especialistas. Isso ocorre porque a queda de colágeno deixa os músculos mais flácidos, diminui a densidade dos ossos, aumenta a fragilidade das articulações e dos ossos, além da cartilagem que envolve as articulações ficar mais porosa e, consequentemente, frágil.

Além de tudo isso, a falta de colágeno leva a uma menor elasticidade da pele e facilita o aparecimento das famigeradas rugas, das linhas de expressão, além das estrias e celulites.

Por outro lado, a quantidade equilibrada de colágeno no organismo humano proporciona uma série de benefícios, a saber:

  • Fortalecimento do cabelo e do seu aspecto;
  • Prevenção do surgimento de celulite;
  • Aumento da elasticidade da pele;
  • Redução do aparecimento de estrias;
  • Fortalecimento das unhas;
  • Prevenção e retardamento do aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Tipos de suplemento de colágeno

Para manter os níveis de colágeno equilibrados no organismo, estão sendo comercializados no mercado diversos suplementos de colágeno. Há exemplares em cápsulas, em pó, em barras de cereais, em shakes, em cremes e até mesmo em injeções da substância, tudo para garantir pele, músculos, articulações e ossos saudáveis por muito mais tempo.

Alguns exemplos dos suplementos vendidos no mercado são:

  • BioSlim Colágeno, da Herbarium: trata-se de um colágeno em pó que, para ser ingerido, precisa ser diluído em algum líquido;
  • Collagen, da Performance Nutrition: seu formato é em cápsulas, o que permite a ingestão com um simples copo de água;
  • Colágeno hidrolisado, da Sanavita: este suplemento de colágeno em pó acompanha zinco e vitaminas A, C e E. Também deve ser diluído em águas, sucos ou leite.

O colágeno hidrolisado é o mais indicado para quem quer um retorno duradouro, pois é o que reúne mais aminoácidos essenciais para as estruturas básicas do colágeno no organismo. Ele possui de nove a 10 aminoácidos dos 20 necessários para nosso corpo.

Além disso, é o único a conter hidroxiprolina, essencial para que as articulações permaneçam saudáveis. Outro ponto positivo para o colágeno hidrolisado é que ele não contém carboidrato, colesterol ou gordura.

Como consumir o colágeno

O que é colágeno? Para que serve? Veja como usar ele em pó.

Para poder fazer o efeito desejado, a recomendação é que sejam ingeridos 9 gramas de colágeno por dia. Vale dizer que as cápsulas, por exemplo, costumam reunir cerca de 500 miligramas de colágeno. Ou seja, para consumir a quantidade que vai fazer a diferença no seu organismo, você precisaria tomar muitas cápsulas durante o dia (cerca de 18), o que poderia tornar o seu consumo muito desagradável, além de mais caro.

Por isso, a forma mais indicada para ingerir colágeno é em pó, pois ele carrega uma maior concentração de colágeno por porção. O colágeno hidrolisado em pó pode ser misturado em vitaminas, iogurtes, sucos ou qualquer bebida de sua preferência. Outra dica: procure produtos que vendam colágeno puro. Isso porque, alguns modelos contêm corantes e conservantes que podem afetar pessoas que são intolerantes a eles.

Por fim, é importante salientar que todos esses suplementos podem ser adquiridos em farmácias, farmácias de manipulação, estabelecimentos de produtos naturais ou especializadas em academia e, também, em lojas online. Estudos apontam que o tratamento com colágeno deve perdurar por pelo menos nove meses, pois isso vai garantir que os resultados sejam mais prolongados.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply