Creme para estrias – Como escolher? Funciona? Tem Resultados? Como usar?

As estrias são um verdadeiro tormento para as mulheres. Mas há solução! Neste artigo você vai entender melhor como surgem as estrias, suas causas e saber como escolher o melhor creme para cada caso, com dicas sobre como usar o produto de forma adequada.

As estrias são cicatrizes que surgem quando ocorre a destruição das fibras elásticas e colágenas da pele, normalmente provocadas por um estiramento da pele. Essas linhas se formam a partir da redução da espessura da derme e da epiderme e podem levar à coceira e à ardência, causando um triplo incômodo, já que também afeta a autoestima ver essas linhas no corpo.

Há dois tipos de estrias, as mais antigas e as recentes. As mais velhas são brancas, enquanto que as novas possuem uma cor arroxeada ou mesmo avermelhada. No caso dessas últimas, é comum apresentarem coceira, além de um processo inflamatório no local. As brancas indicam que ocorreu uma maior atrofia nas fibras, não havendo mais inflamação. Pessoas de pele morena ou negra podem apresentar estrias com uma cor mais escura do que a da própria pele.

Causas das estrias

melhor creme para estrias

Como já mencionado, as estrias surgem quando ocorre um estiramento na pele. Isso decorre, em geral, do aumento do volume do corpo. Isso pode acontecer devido a uma gravidez, aumento de peso e até mesmo questões hormonais, como o uso do estrógeno e de hormônios adrenocorticais. Além disso, realizar tratamento prolongado com corticoides é outro fator que pode propiciar o aparecimento de estrias pelo corpo.

As estrias costumam aparecer nas mulheres em áreas como as coxas, glúteos, abdômen, seios e flancos. Pode acontecer na puberdade, quando a mulher cresce mais rápido ou mesmo ganha peso em pouco tempo. Durante a gravidez, as estrias costumam aparecer no abdômen e nos seios. A colocação de próteses de silicone também pode causar estrias, já que ocorre a distensão dos tecidos devido à operação.

No caso dos homens, as estrias são mais comuns nos braços, costas e ombros. Indivíduos que tomam muitos anabolizantes ou fazem musculação em excesso estão propensos a este problema, além do crescimento abrupto e também do ganho de peso.

Qual o melhor creme para estrias?

cremes para estria

Há uma infinidade de produtos, substâncias e cremes indicados para o tratamento das estrias. Em geral, esses produtos ajudam a reorganizar as fibras e reduzem a quantidade e a aparência das estrias. Os cremes vão ser muito diferentes entre si em sua formulação, possuindo ativos distintos que podem afetar todo o tratamento.

A eficácia também vai depender de aspectos como a cor da estria, a profundidade dela, o estado da pele e também do tempo de tratamento. Outro fator que não tem como mensurar é o próprio organismo, que reage de maneira distinta um do outro ao tomar contato com os ativos de determinado creme.

Uma dica dada por especialistas é que o tratamento das estrias a partir do creme não ocorrerá de um dia para o outro, sendo que quanto mais tempo durar o cuidado, melhores serão os resultados. Mas vale dizer que para as estrias mais arroxeadas ou avermelhadaso processo costuma ser mais rápido e a melhora é mais evidente. No caso das estrias brancas é mais difícil diminuir sua aparência.

Para escolher o melhor creme, é fundamental levar em conta a presença do ácido retinoico na sua composição. Também chamado de tretinoína, este ácido eleva a produção de colágeno e melhora a sua qualidade, deixando a pele mais firme, diminuindo a grossura e o comprimento das estrias. Ele também realiza uma renovação das células, melhorando o aspecto da pele. O ideal é aplicar diariamente o creme com o ácido retinoico. O tempo de tratamento vai variar de acordo com a espessura das estrias.

creme para estria funciona

Outra dica é procurar cremes com silício orgânico, que hoje em dia está presente em várias fórmulas para estrias. Sua ação produz ótimos resultados ao longo do tratamento. Cremes ricos em vitamina E também são bastante indicados, pois fornecem uma profunda hidratação para a pele e diminuem a possibilidade de surgir novas estrias, pois deixam a pele mais elástica.

Como Usar

Para aplicar o creme contra estrias, o melhor é seguir as recomendações do rótulo. Mas é possível recomendar que se faça movimentos circulares por alguns minutos, para que o produto penetre na pele e haja por mais tempo. E, reforçando: quanto mais tempo durar o tratamento, melhor serão os resultados.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply