Pré diabetes: quais são os sintomas, causas e tratamento. Tem cura?

A pré-diabetes é um problema que antecede a diabetes e que serve de alerta para que a pessoa comece a se cuidar, para evitar carregar esse problema para o resto da vida. Isso porque, a diabetes é uma doença crônica, em que o pâncreas não consegue mais processar a quantidade de açúcar que circula pelo sangue. O órgão é responsável pela criação da insulina, que ajuda na retirada do açúcar do sangue, levando o mesmo para a célula.

Para saber se a pessoa é pré-diabética, basta realizar um exame de sangue, em jejum, que mostre os índices de glicose no organismo. A pré-diabetes é evidenciada quando a glicose não está sendo bem aproveitada pelo organismo e se acumula no sangue, mas ainda em níveis que não mostram que a pessoa está com diabetes, ou seja, ainda é possível reverter o quadro. A pré-diabetes é considerada como tal quando o número da glicemia em jejum varia de 100 mg/dl e 125 mg/dl. Acima de 125 mg/dl, o indivíduo é considerado diabético.

É importante saber se você está com pré-diabetes, pois essa doença tem afetado cada vez mais brasileiros, sendo causa de muitas mortes. Para se ter uma ideia, o total de brasileiros diagnosticados com diabetes aumentou 61,8% em 10 anos, passando de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016, segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em 2017.

Principais causas

Pré diabetes: quais são os sintomas, causas e tratamento. Tem cura?

Um dos fatores que mais afetam as pessoas a carregarem a doença é a herança genética. Sim, se algum parente em sua família já teve registrado esse problema, a chance de você também desenvolvê-lo é grande.

Outro item que conta muito para o surgimento da pré-diabetes e para a sua evolução rumo a diabetes é a obesidade. O aumento de peso é condição muito característica para a diabetes e vários outros problemas de saúde. Mas mesmo se a pessoa não está muito fora do peso, mas come de forma desregulada e pouco saudável (baseada apenas em alimentos muito calóricos, por exemplo), há chances de desenvolver o problema.

O sedentarismo é outra característica marcante que podem levar à pré-diabetes e, consequentemente, a diabetes, caso uma mudança de postura não seja tomada. A falta de atividade física propicia que a gordura no corpo aumente, assim como o peso, fazendo com que essa vida pouco ativa leve a pessoa ao caminho da doença.

Sintomas

Identificar os sintomas ajuda você a saber se está com o problema. Porém, os sintomas da pré-diabetes podem demorar a ser notados, pois não são muito visíveis e podem ficar mais evidentes quando a pessoa já está com diabetes. Mas apesar de ser quase assintomática, a pré-diabetes possui alguns indícios de sintomas que podem indicar que você está com problemas. Veja abaixo quais são eles:

  • Sede fora do normal;
  • Fome além da conta;
  • Aumento de peso;
  • Vontade de urinar muito frequente.

Tratamentos: orientações e dicas para evitar a diabetes

Pré diabetes: quais são os sintomas, causas e tratamento. Tem cura?

Pessoas com pré-diabetes devem buscar tratamento para evitar que esse problema se torne a diabetes e faça com que a pessoa precise tomar insulina pelo resto da vida. Na maior parte dos casos, basta realizar algumas mudanças de hábito que, em geral, o quadro se atenua e o indivíduo poderá viver livre da diabetes.

Entre as principais dicas está a reeducação alimentar, com a adoção de uma dieta que leve em conta alimentos mais saudáveis e variados, ao mesmo tempo em que gorduras e carboidratos devam ser reduzidos do cardápio diário.

O estímulo à pratica de exercícios físicos é outro elemento muito importante para combater a pré-diabetes, pois ajuda a diminuir o peso, fazendo com que o próprio organismo consiga se harmonizar e impedir o avanço para a diabetes. Isso porque, os pacientes pré-diabéticos que conseguem uma redução de peso de 5% a 7%, na maioria dos casos obtêm uma melhora relevante do metabolismo, o que ajuda a impedir o avanço do mal.

De qualquer forma, ao menor sinal que indique que você possa estar com pré-diabetes, o melhor é procurar ajuda médica. O especialista irá solicitar o exame de sangue e poderá receitar uma medicação que possa ajudar a evitar que o problema evolua para uma diabetes, além de orientar quanto à alimentação e a prática de atividade física.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply