Carnaval em São Paulo: Curiosidades e História
O Carnaval não é uma festa exclusivamente brasileira, como muitos acreditam, na verdade, esse modelo de Carnaval 2021 SP ou do Rio de Janeiro é originário da Itália, porém, sendo popularizado em nosso país pela sua elitização e fama ao redor do mundo.
A sua história já é reproduzida há alguns anos em nosso país, porém, você mesmo sobre sua origem, curiosidades e demais questões?
Veja abaixo demais informações e fique pode dentro.
Carnaval: o que você precisa saber
O Carnaval na cidade de São Paulo acontece no sambódromo do Anhembi, além disso, possui grande diferença também do samba-enredo do Rio de Janeiro, visto que o paulista está acostumado com a vida difícil do campo, das lavouras de café e migrou para as cidades para trabalhar como operário, deixando tudo isso registrado para o “samba de trabalho”, instalando assim a grande diferença em relação a cadência do samba carioca.
Ademais, o samba do estado de São Paulo é conhecido por ser fortemente influenciado pelo Caxambú. Os sambistas durante muito tempo eram vistos como marginais pelo governo e prefeitura, dessa forma, foi só no ano de 1885 que aconteceu a primeira promoção do festival de Carnaval autorizado pela prefeitura da cidade, porém, ainda realizando o desprezo pela música produzida pela comunidade negra.
Muitas curiosidades surgem das origens do Carnaval e perduram até os dias atuais, como é o caso da escola Vai Vai. No final da década de 20 existia um time de futebol conhecido como Cai Cai, eles tinham um grupo de choro que costumava participar das festas que eram promovidas pelos atletas, dessa forma, muitos deles frequentavam as festas sem serem convidados, ficando assim conhecidos como “Vai Vai”. Depois de um tempo, resolveram fundar seu próprio grupo continuando com o nome, surgindo assim a escola de samba que perdura até os dias atuais.
Voltando para os dias atuais, temos a Rainha do Carnaval, conhecida com a passista que possui a função maior de cortejar a folia, ao lado do Rei Momo. Geralmente essas passistas já participam há algum tempo das festividades carnavalescas, além de que possuem formação em serem passistas.
Curiosidades rápidas
- Para o desfile de uma escola de samba são geralmente confeccionados cerca de 70 até 80 fantasias diferentes;
- Para a confecção dessas mesmas fantasias, é utilizado cerca de 3 mil metros de tecidos;
- Você sabia que mais de 200 pessoas trabalham para montar as alegorias tão chamativas das escolas?
- O carnaval da cidade de São Paulo gera cerca de 25 mil empregos diretos e também indiretos, atingindo cerca de 52 setores da economia.
Você com certeza conhece o carnaval de São Paulo, pode até não gostar, mas tem a plena certeza de que é um evento que atinge mais do que o inimaginável da economia, de empregos, de importância histórica, não é mesmo?
Agora que você já sabe mais sobre esse evento anual, pode começar a se programar para assistir o mesmo pela televisão ou até mesmo se empolgar e ir até o evento, comprando seu ingresso e participando em carne e osso da festa.