Honda Civic 2024 está mais bonito do que nunca e este é o motivo
O aguardado Honda Civic 2024, na sua 11ª geração, chegou ao Brasil no início deste ano, trazendo consigo uma revolução nas propostas de mobilidade híbrida.
Diferenciando-se da tradicional rivalidade com o Toyota Corolla, a Honda optou por posicionar o novo Civic 2024 Híbrido em um estrato superior de tecnologia, sofisticação e, consequentemente, preço.
Com um preço inicial de R$ 244.900, ele se distancia do Corolla Hybrid topo de linha, que custa R$ 54.310 a menos.
Sistema híbrido
O grande destaque do Civic e:HEV, em contraste com o Toyota Corolla Hybrid, é o seu sistema híbrido próximo do elétrico.
Aqui, o motor elétrico é o protagonista na maior parte do tempo, conferindo-lhe uma eficiência notável. No coração desse veículo, encontramos dois motores elétricos abrigados sob o sistema e-CVT, que substitui a tradicional transmissão.
Um desses motores é o gerador, incumbido de alimentar a bateria de 1 kWh. O outro, de tração, exibe impressionantes 184 cv (ou 135 kW) e 315 Nm de torque. Em contrapartida, o motor a combustão é um 2.0 aspirado a gasolina, gerando 143 cv a 6.000 rpm e 187 Nm a 4.500 rpm.
A potência combinada é um segredo bem guardado pela Honda, pois os motores de tração nunca operam em plena potência simultaneamente. O motor a combustão só entra em ação em situações específicas, como velocidades de cruzeiro, operando em um regime de eficiência otimizada, com uma leve pressão no pedal do acelerador.
Eficiência e desempenho na prática
Em test drives de 200 km conduzidos por blogs automotivos, o veredito é claro: este veículo é econômico, estável, confortável, espaçoso, silencioso e, surpreendentemente, vibrante.
Seu consumo oficial é de apenas 5,4 litros de gasolina a cada 100 km. Nos padrões brasileiros, registra incríveis 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, e frequentemente supera esses números. No modo Eco, o Civic mantém uma média acima de 20 km/l, mesmo com acelerações vigorosas.
A experiência de aceleração é cativante, mesmo quando operando apenas com o motor elétrico de tração. O Civic emite um ronco de motor autêntico, com sutis “espasmos” simulando as trocas de marcha.
No entanto, é importante notar que não há trocas de marcha convencionais, uma vez que o sistema e-CVT oferece uma marcha elétrica e outra overdrive para o motor a combustão.
Esse último atinge notáveis 41% de eficiência térmica. Embora a Honda não revele números oficiais, estima-se que o Civic Híbrido possa acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 180 km/h.
Honda no seu melhor
Embora opere predominantemente com o motor elétrico, o Civic e:HEV não é um híbrido plug-in, resultando em uma autonomia exclusivamente elétrica limitada, em torno de 5 km no máximo. O motor a combustão entra em ação principalmente para gerar energia para a bateria.
Com uma história que remonta a 1952 e um impressionante total de 27 milhões de unidades vendidas globalmente, o Honda Civic sempre foi um ícone automobilístico.
No Brasil, foi produzido de 1997 a 2021, conquistando um lugar especial nos corações dos brasileiros. Agora, com sua 11ª geração, a Honda continua a tradição de inovação, levando a mobilidade híbrida a novos patamares de eficiência e desempenho.
O novo Honda Civic 2024 não é apenas bonito, mas também mais econômico do que nunca, reafirmando sua posição de destaque no mercado automobilístico.
Além do sedan elétrico, confira todos os lançamentos da Honda em 2024 no portal Carros2024.